Sacramentos

Batismo

O batismo é visto como um sacramento e o fundamento da comunhão entre todos os cristãos. Como tal, vai proporcionar ao batizando a bênção e a graça de Deus. Segundo a doutrina, o batismo não só é um sacramento de inclusão na Igreja, no Corpo Místico de Cristo, como também o sacramento necessário para a salvação. O batismo perdoa o pecado original e todos os pecados pessoais e as penas devidas ao pecado. 

Possibilita aos batizados a participação na vida trinitária de Deus mediante a graça santificante e a incorporação em Cristo e na Igreja. Confere também os dons do Espírito Santo. Uma vez batizado, o cristão é para sempre um filho de Deus e um membro da Igreja, também pertence para sempre à Cristo.

       Toda criança tem direito ao sacramento do batismo, independentemente da situação civil dos pais (solteiros, amasiados, separados ou divorciados), mediante o compromisso dos pais e padrinhos de assumirem a formação cristã da criança.

  •         Cabe os padrinhos, tanto quanto possível, acompanhar o batizando adulto na iniciação cristã e, junto com os pais, apresentar ao batismo o batizando criança (cf. cân. 872).
  •         Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha; podendo-se também admitir apenas um padrinho ou uma madrinha (cân 873).
  •         A escolha do padrinho ou madrinha deve ser feita pelos pais ou responsáveis pela criança. Se for adulto, cabe ao batizando a escolha.
  •         Em situações extraordinárias de falta de padrinho, o ministro do batismo pode também proceder à escolha.
  •         O padrinho/madrinha não pode ser o pai nem a mãe do batizando.
  •         Deve ser católico, fiel aos preceitos da Igreja e ter 16 anos completos ou maturidade suficiente, de acordo com o parecer do ministro ordinário.

 

CURSO DE BATISMO

A inscrição para o Curso de Batismo deve ser feita presencialmente na secretaria paroquial. Para a sua realização, serão necessários os seguintes documentos:

PAIS

  • Cópia da Certidão de Batismo ou Certidão de Casamento no Religioso;
  • Certificado do curso de Batismo dentro do prazo de validade (validade 1 ano).

PADRINHOS

  • Cópia do RG de ambos;
  • Cópia da Certidão de Batismo ou Certidão de Casamento no Religioso;
  • Certificado do curso de Batismo dentro do prazo de validade (validade 1 ano).

CRIANÇA

  • Cópia da Certidão de Nascimento.

Consulte o valor da taxa de 
inscrição na secretaria paroquial.

primeira eucaristia

A Eucaristia é um dos sete sacramentos da Igreja. Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a Eucaristia é “o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar o sacrifício da cruz no decorrer dos séculos até ao seu regresso, confiando assim à sua Igreja o memorial da sua Morte e Ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e nos é dado o penhor da vida eterna.” (n. 271).

Para receber este sacramento, é necessário preparar-se, conhecer os conceitos básicos da fé católica por meio de uma catequese adequada. Crianças (a partir dos 9 anos de idade) podem ser catequizados para receber a sagrada comunhão.

Informações importantes

As inscrições para a catequese podem ser feitas na secretaria paroquial. Para a sua realização, serão necessários os seguintes documentos:

  •         Cópia da certidão de nascimento da criança;
  •         Cópia da certidão de batismo;

Consulte a taxa de inscrição diretamente na secretaria.

crisma

A confirmação ou crisma é um dos sacramentos da Igreja. Com o Batismo e a Eucaristia, constitui o conjunto dos “sacramentos da iniciação cristã”, isto é, sacramentos cuja recepção é necessária para a plenitude da graça que recebemos no Batismo. A confirmação une mais intimamente à Igreja e enriquece com uma força especial do Espírito Santo, e com ela aqueles que a recebem ficam obrigados a difundir e defender a fé através de palavras e atos, como verdadeiras testemunhas de Cristo.

Constituição Lumen Gentium, 11, 11 | Catecismo da Igreja Católica, 1285

 

Ele é comunicado aos fiéis através da imposição das mãos do ministro ordenado. Ao longo dos séculos, a Igreja continua a viver do Espírito e a comunicá-lo aos seus filhos. Chamamos este sacramento de “Confirmação” porque confirma e reforça a graça batismal.

Como se
inscrever

Para receber este sacramento, é necessário aprofundar o conhecimento da fé por meio de uma preparação semanal que ocorre às quintas-feiras, às 20h.

As inscrições para o crisma podem ser feitas diretamente na secretaria paroquial. Para sua realização, serão necessários os seguintes documentos:

  •         Cópia da certidão de nascimento da criança;
  •         Cópia da certidão de batismo e 1ª Eucaristia.

AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER FEITAS
PRESENCIALMENTE, NA SECRETARIA DA IGREJA.

Catecumenato

O Catecumenato tem por objetivo a iniciação de adultos na vida cristã. Ele compreende tanto o tempo quanto as etapas e celebrações cujo objetivo é a recepção dos Sacramentos do Batismo, Confirmação (Crisma) e Eucaristia. Esses não são ponto de chegada mas, de partida para uma vivência da fé e da vida cristã.

Podem participar tanto os que, vindo de outras confissões religiosas, estejam se convertendo ao Catolicismo, como os que já foram batizados na Igreja Católica, mas que, pela sua história de vida, não quiseram ou não puderam receber todos os Sacramentos da Iniciação Cristã durante a infância e a adolescência.

As inscrições para o Catecumenato acontecem no 2º semestre e podem ser feitas na secretaria paroquial.

MATRIMÔNIO

O Matrimônio foi instituído por Deus quando criou o homem e a mulher. Jesus Cristo o elevou à dignidade de Sacramento, que dá aos esposos uma graça especial para serem fiéis um ao outro e santificar-se na vida matrimonial e familiar. Não é apenas um ato social, mas um momento único de celebração da fé.

Estas são as orientações para dar entrada no Processo de Matrimônio na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia:

a) Pelo menos um dos noivos deve pertencer a esta paróquia (endereço atual dentro da área de abrangência);

b) O Processo não inclui a realização da cerimônia, que pode ser agendada em nossa paróquia ou em outra (marcar a cerimônia não depende do Processo);

c) Se um dos noivos (ou os dois) não for batizado, ou for batizado em outra Religião, favor nos consultar antes de entregar a documentação;

03 e 04 de fevereiro
06 e 04 de abril

01 e 02 de junho

03 e 04 de agosto

19 e 20 de outubro

07 e 08 de dezembro

Aos sábados, das 15h às 18h e aos domingos, das 8h às 12h.

Documentos Necessários

Providenciar os documentos abaixo relacionados:
  •         Cópia do CPF e RG dos noivos;
  •         Cópia do comprovante de residência dos noivos;
  •         Batistério dos Noivos (consiste em uma certidão de batismo atualizada – este documento tem validade de 6 meses);
  •         Recibo do recolhimento da taxa de instrução (consulte o valor na secretaria paroquial previamente)
  •         Certificado de conclusão do curso de noivos (pode ser feito em qualquer paróquia).
  •         Obter as seguintes informações para preenchimento da ficha:
  •         Nome, endereço e diocese das paróquias a que pertence o noivo e a noiva (conforme comprovante de endereços);
  •         Nome, endereço e diocese da paróquia onde vão casar (para saber a diocese basta perguntar na paróquia qual a diocese a que ela pertence)

 

Com a documentação e informações em mãos, entrar em contato com a Secretaria da Paróquia.

O casal deve ser entrevistado pelo sacerdote em data e horário pré-agendados.

Curso de Noivos

O Curso de Noivos tem a duração de um final de semana e acontece mensalmente em nossa paróquia. A inscrição deve ser feita na secretaria paroquial.

Marcando a data da Cerimônia

Consultar a Secretaria para agendar a data.

Horários

Os casamentos são realizados aos sábados, às 18h, 19h e 20h.

Custos

Taxa completa: Consulte o valor e demais informações sobre pagamento na secretaria paroquial.