Dimensão Litúrgica

Ministros Extraordinários da
Sagrada Comunhão Eucarística

IMG_8278

Os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão desempenham um papel importante na distribuição da Eucaristia durante a missa e em visitas aos enfermos e idosos em suas casas ou hospitais. A equipe litúrgica dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão é composta por homens e mulheres comprometidos com sua fé e com o serviço à comunidade. Eles são escolhidos pelo pároco da paróquia, com quem devem estar em unidade para garantir que a celebração ocorra de forma harmônica, digna e respeitosa, contribuindo assim para o fortalecimento da fé e da comunidade católica.

Acólitos e Coroinhas

IMG_6702

A equipe litúrgica da paróquia é composta também por acólitos e coroinhas que auxiliam o padre durante as celebrações. Os acólitos são responsáveis por carregar as velas, cruz e incenso, além de ajudar o padre durante a celebração, especialmente com o missal, e auxiliar nas procissões. Já os coroinhas auxiliam o padre durante a missa, carregando os objetos litúrgicos no momento do ofertório. Ambos recebem formação e orientação para desempenhar suas funções com cuidado e devoção. São fundamentais para que as celebrações ocorram de forma ordenada, respeitosa e solene.

Ministério de Música

IMG_4115

Com uma variedade de talentos musicais, o ministério de música se dedica a conduzir a assembleia em oração, louvor e adoração a Deus durante as missas e outros eventos da igreja. Trabalha para criar um ambiente de adoração inspirador, ajudando o fiel a se conectar com Deus por meio de canções e hinos que expressam a fé. Eles também são responsáveis por selecionar a música apropriada para cada ocasião, garantindo que as escolhas musicais estejam alinhadas com a liturgia e ajudem a aprofundar o significado da celebração. No geral, o ministério de música é um componente essencial da vida da paróquia, ajudando a criar um espaço sagrado para a comunidade se reunir e louvar a Deus.

Leitores

IMG_7488

Os leitores são responsáveis por proclamar a Palavra de Deus durante a missa e outras celebrações. Eles devem ser bem preparados e ter uma boa dicção, além de um entendimento profundo das Escrituras. O ministério de leitores é fundamental para a liturgia católica, permitindo que a Palavra de Deus seja ouvida e compreendida por todos os fiéis presentes na celebração.