Fundação

Em 1920, o casal Claudio de Sousa e Luiza Leite de Souza, em viagem à Itália, foi visitar o Santuário de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Pompeia, província de Nápoles. Claudio e Luiza tinham uma filha que sofria de grave moléstia, considerada incurável pela medicina. Os pais viajaram e deixaram a filha doente em São Paulo.

No Santuário, com o coração e a mente amargurados, pediram uma graça que parecia impossível: a cura da filha. Eles pediram a intercessão de Maria, mãe de Jesus, invocada como Nossa Senhora do Rosário. Luiza e Claudio, ainda se encontravam em Pompeia, na Itália, e receberam uma carta com uma notícia maravilhosa. A filha apresentara melhoras repentinamente. Ela sentia-se curada, de forma inexplicável. Os pais retornam ao Brasil e confirmam, com seus olhos, o que os céus lhes davam: a filha curada. Profundamente tocados, agradecidos no fundo do coração, Claudio e Luiza mandam construir, em terreno que possuíam no ponto mais elevado do outeiro que dominava a região – neste alto que é agora a Avenida Pompeia – uma pequena capela.

Uma capelinha de 7 por 14 metros, debruçada sobre a região praticamente desabitada. Naquele pequeno lugar de oração, o agradecido casal, colocou a imagem de N. Sra. do Rosário de Pompeia, trazida da Itália. No dia 12 de outubro de 1922, o Padre Venâncio Nalini, que era vigário da Freguesia de Nossa Senhora da Lapa, abençoou e entregou à devoção do povo a capelinha de N. Sra. do Rosário de Pompeia. Em torno da capela cresceu o bairro, que assumiu o nome originário da padroeira. Por isso se chama: Bairro de Vila Pompeia.

Cenário

Casarões esparsos, árvores e bicas de água aqui e ali; descampados, pequenos morros e pirambeiras. Longe, via-se a estrada por onde passavam boiadas. Mais ao longe, o alto do Sumaré; mais distante ainda, o Campo das Perdizes; por toda parte, sanhaços, pardais, paturis, nhambus; e arbustos carregados de araçás, que os moleques comiam gulosamente.

Camilianos

Os Padres e Religiosos Camilianos, fundados por S. Camilo de Lellis em 1582, na Itália, que têm como missão principal, o cuidado para com os doentes, chegaram ao Brasil em 1922, a convite do Bispo de Mariana (MG), Dom Silvério Gomes Pimenta. Por conta da morte do bispo que os convidou acabaram não se fixando em Mariana, conforme o desejo do prelado, mas sim em S. Paulo. O Pe. Inocente Radrizzani, coordenador da missão camiliana no Brasil, entrou em contato com Dom Duarte Leopoldo e Silva, Arcebispo de São Paulo, e logo foi recebido, com seus colegas, em audiência. Após uma calorosa recepção o mesmo ofereceu a capelinha de N. Sra. do Rosário de Pompeia e o seu entorno, bairro muito carente, para que iniciasse e desenvolvesse o seu trabalho. O sacerdote, aceitou imediatamente a oferta e arregaçou as mangas para trabalhar. Padre Inocente tomou posse da capelinha no dia primeiro de novembro de 1923, dia de Todos os Santos no calendário litúrgico. A partir de então, passou a haver missa todos os domingos. Iniciaram-se as aulas de catequese. Aos sábados, recitava-se o terço. O culto a N. Sra. do Rosário de Pompeia foi crescendo, junto com a população que foi aumentando. Pe. Inocente tinha uma visão social de sua tarefa: instalou uma pequena escola, para atender as crianças da região – então com poucas facilidades quanto ao ensino – e providenciou um consultório médico, com atendimento gratuito apara toda a população. Esse consultório no decorrer dos anos evoluiu para Policlínica S. Camilo e hoje, Hospital São Camilo, grande centro de referência em Saúde. O crescimento do bairro e do número dos seus habitantes tornou a capelinha pequena para as necessidades do culto. Daí o lançamento da pedra fundamental da igreja que iria substituir a capela. Em 1928 começava-se a construir a nova igreja, isto é, a igreja atual. Com projeto do arquiteto Giuseppe Sachetti, a igreja reproduz as linhas do santuário de Pompeia, na Itália. Basicamente a Igreja foi construída em cinco anos. Alguns anos mais tarde foi criada a paróquia que foi desmembrada da Paróquia São João Maria Vianney. No dia 19 de novembro de 1939 foi inaugurada a Paróquia, assumindo como primeiro Pároco o Pe. José Simoni, o qual ficou longos anos à frente da mesma.

párocos

HORÁRIOS DE

missas

Segunda a sexta: 12h e 19h

Sábado: 15h30

Domingo: 08h, 10h, 12h, 17h e 19h

1º domingo do mês
Missa das bênçãos: 19h
3º domingo do mês
Ação de graças pelos dizimistas: todos os horários.
4º domingo do mês
Missa da família: 19h